É igualmente verdadeiro que um tempo de conexão de 10 minutos para um trem local não deveria apresentar inconvenientes e que convém reservar mais de uma hora entre um trem noturno e um trem diurno de longa distância. Dito assim pode soar confuso, mas as regras para planejar conexões são simples e fáceis de seguir se são conhecidas de antemão.
Em esta guia, orientada a viajantes novos temos combinado recomendações básicas, que por momentos são aparentemente contraditórias, para planejar conexões de trem na Europa de maneira coerente e cobrindo todas as eventualidades.
Regra Geral: Mudar de trem toma 5 minutos
Literalmente, precisa-se menos de 2 minutos para descer de um trem, atravessar a plataforma e passar a outro. Talvez seja um pouco mais se tem que descer pelas escadas (a maioria das vezes mecânicas) à estação de metrô, para atravessar a outra plataforma, subir de novo e abordar seu próximo trem, mas com certeza não leva mais de 5 minutos.
Mudar de trem não é como mudar de avião, é verdadeiramente rápido e simples. Não há nenhum check-in ou barreira física entre descer-se de um trem e subir-se a outro. O dado decisivo está em se o atraso de seu primeiro trem significa perder o seguinte, ou dito melhor, quanto tempo permitiremos entre os trens, dependendo da probabilidade de que o primeiro trem chegue tarde, e quais serão as consequências se isto acontecer e perder sua conexão.
A probabilidade de que um trem europeu de alta velocidade chegue significativamente tarde é pequena. Para revisar números, o 90% de todos os trens de alta velocidade do continente chegam a tempo ou dentro dos 15 minutos, cifras que superam amplamente as estatísticas das companhias aéreas competidoras. Por outra parte, é preciso dispor de mais tempo entre conexões em alguns casos, como para os trens noturnos, que podem retrasar-se, ou qualquer dos trens que operam na Península Balcânica.
Regras para casos específicos
#1. Se ligar com um trem local, uns minutos de antecipação
Se perder a conexão com um trem local só tem que subir-se ao seguinte. Não é preciso reservar em estes trens e a passagem é válida em qualquer horário. Isto aplica também para qualquer trem nacional na Suíça, Bélgica ou nos Países Baixos. Assim que em este caso, planejar as conexões com só uns minutos será mais que suficiente.
Aplicação prática regra #1
Descendo de um Thalys Paris – Bruxelas (alta velocidade, com reserva), tem 10 minutos para abordar um InterCity até Bruxas. Se o perder, pode pegar o seguinte, 30 minutos mais tarde. Ninguém precisa reserva e a passagem é válida em qualquer dos dois.
O mesmo aplica a um TGV Lyria Paris – Basileia ligando com um trem nacional suíço até Interlaken ou um Frecciarossa Roma-Florência ligando com um trem local até Siena.
#2. Se ligar com um trem longa distância, 1/2 hora de antecipação
Se seu próximo trem for de longa distância, com reserva, e tem comprado uma passagem económica (válida somente para essa partida específica), aconselhamos dispor de mais tempo para fazer a conexão. Em este caso, perfeitamente com uma meia hora será suficiente.
Aplicação prática regra #2
Continuando com os exemplos anteriores, para a volta, para abordar um Thalys Bruxelas – Paris com uma passagem válida somente para uma partida específica, pode chegar de InterCity Bruxas-Bruxelas. Há um que chega exatamente 10 minutos antes da saída do Thalys. Embora 10 minutos sejam suficientes para mudar fisicamente desde o Thalys ao InterCity, considerando que sua passagem será válida em qualquer trem Bruxas-Bruxelas, aconselhamos pegar o trem anterior (30 minutos antes), chegando 40 minutos antes de sua conexão com o Thalys, para prevenir eventualidades e o estrese de chegar com o tempo muito justo.
O mesmo aplica no caso de um trem nacional suíço Interlaken – Basileia ligando com um TGV Lyria Basileia – Paris ou um trem local Siena-Florência ligando com um Frecciarossa Florência-Roma.
Importante! Nos últimos dois casos, é importante lembrar, que com uma passagem direta que inclua o trem de longa distância (exemplo: Brugge-Paris), tem direito a uma reserva em um trem posterior, se o trem local se atrasa e perde a conexão, como está explicado em nosso artigo ao respeito Quando as coisas saem mal (em breve).
Trem Paris-Bruges (Brugge)
#3. Se ligar com um trem noturno ou tem várias conexões por diante, 3 horas de antecipação
Nos casos em que seu seguinte trem seja um que verdadeiramente não possa perder, ou porque é um trem noturno e não terá outro até o dia seguinte ou porque é parte de uma longa série de conexões interdependentes para atravessar um trecho importante do continente, aconselhamos planejar as conexões com duas ou três horas entre trens, e fazer planos com alguma atividade para minorar as esperas, como desfrutar de algum bar ou restaurante perto da estação.
Aplicação prática regra #3
Descendo de um Eurostar Londres-Paris para abordar um trem noturno até Munique. Embora chegando uma hora antes devesse ser suficiente, para estar mais seguros, aconselhamos contar com mais tempo, de se poder 1h30m ou 2h, e jantar tranquilo em Paris.
O mesmo princípio aplica às viagens longas em trechos com conexões interdependentes. Aconselhamos consultar quais são os trens e horários para cada trecho desde o planificador de viagens de RailEurope, mas comprar (ou reservar, para os que viajem com passes Eurail ou InterRail) as passagens ali mesmo por separado, porque utilizando o planificador o sistema armará o itinerário só tendo em conta os tempos mínimos entre os trens que permitiria a qualquer viagem curta normal, sem considerar as precauções ante a eventualidade de um atraso que possa em perigo o resto da viagem, pelo qual deverá fazer seu próprio itinerário de forma manual.
#4. Se ligar entre um trem noturno e um trem diurno, 2 horas de antecipação
Se depois de uma viagem de trem noturno deve fazer uma conexão com um trem diurno de longa distância e com reserva, aconselhamos planejar pelo menos duas horas de intermédio, já que os trens noturnos podem chegar a atrasar-se até uma hora, e algumas vezes mais. Para dar números, a média de atraso para os Thello nocturnos no trecho Paris – Roma é de uma hora, e o mesmo acontece com o trem Istambul – Bucareste na Península Balcânica.
Aplicação prática regra #4
Se pegar o trem noturno City Night Line Paris – Munique, deveria chegar ao destino às 07h10min da manhã. Desde ali, há conexões até Viena às 07h27min da manhã e 09h27min da manhã, com tarifas baratas disponíveis, lembrando que estas são válidas para um trem específico unicamente. O planificador de viagens de RailEurope sugerirá a conexão das 07h27min da manhã, mas, considerando que inclusive as excelentes City Night Line alemãs podem chegar até 40 minutos tarde ao destino, aconselhamos comprar a passagem das 09h27min da manhã e aproveitar o tempo de espera tomando o café da manhã em Munique.
Importante! Por outro lado, seguindo com o exemplo, se comprar uma passagem direta que inclui o percurso do trem de longa distância, como Paris-Viena com um trem noturno Paris – Munique e conexão até Viena às 07h27min da manhã, podem arriscar-se com a conexão em pouco tempo, já que tem direito a uma reserva em um trem posterior, caso que o trem noturno se atrase em chegar a destino, como está explicado em nosso artigo com respeito a Quando as coisas saem mal (em breve).
Passagem direta versus passagens separadas
As consequências de perder uma conexão por atraso do trem anterior são muito menores se viajar com uma passagem direta que com passagens separadas, já que uma passagem direta cobre estas eventualidades e lhe concede o direito a uma nova reserva sem cargo adicional em um trem posterior para o mesmo trecho perdido, respeitando o Convenio Internacional para o Transporte de Passageiros (CIV) e a promessa da aliança Railteam (www.railteam.eu).
Se viajar com duas passagens separadas, a resolução do problema cai em uma zona cinza. As chances melhoram substancialmente se os trens são operados por empresas que sejam membros da aliança Railteam, cujo caso aplicará à promessa do Railteam e poderão validar sua passagem e permitir-lhe abordar um trem posterior. Para mais informação sobre o que é o CIV, que envolve a promessa do Railteam e muito mais, visite nosso artigo Quando as coisas vão mal (em breve).
Recomendações específicas
Para dicas e recomendações específicas para cada viagem, como conexões rápidas entre estações em Paris ou o atalho na estação de Bruxelas, visite nossos artigos especialmente dedicados ao país e à cidade que visitará (barra de navegação superior).
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