O que é a City Night Line?
City Night Line ou CNL é uma empresa de Ferrovias Alemãs (Deutsche Bahn) que administra os trens noturnos entre cidades alemãs e comunica Alemanha com as localidades mais importantes dos países próximos. Algumas das rodovias que percorrem os trens CNL ligam Munique com Roma, Florência ou Veneza; Colônia com Praga; ou Munique com Amsterdam, entre outros.
Ademais, liga algumas das cidades principais dos países limítrofes com trens diretos, como o CNL Pegasus que percorre a rodovia entre Amsterdam e Zurique, atravessando a Alemanha em uma noite, ou o CNL Canopus entre Zurique e Praga.
Como comprar passagens para um CNL
Uma passagem significa um lugar, deverá ademais fazer a reserva de sua cama/beliche/assento específico por separado. E o resto dos lugares no compartimento serão vendidos a outros passageiros.
As passagens compradas através de RailEurope incluem a reserva de cama/beliche específicos. Se quer comprar um compartimento completo, deverá comprar as 2 passagens em um compartimento de 2 camas, 4 passagens em um compartimento de 4 beliches e assim sucessivamente. Ademais, se viajar como parte de um grupo, pode solicitar suas passagens em compartimentos contíguos interligados por portas, de maneira que poderão se hospedar em um estabelecimento semelhante a uma suíte.
Como temos esclarecido, todas as passagens em CNL requerem reserva de assento específico, pelo qual se planeja fazer uma escala deverá comprar passagens separadas para cada tramo. Podem-se adquirir passagens para um CNL desde a web oficial (www.citynightline.de) ou diretamente desde RailEurope, onde pode ademais comprar viagens completas que incluam outros trens na mesma transação.
Podem-se comprar passagens e fazer reservas para trens CNL com até 120 dias prévios à data de saída. Como isto é um tempo mais de adiantamento que outros trens (uns 90 dias, para algumas linhas) se precisar pegar dois trens para percorrer um tramo longo, por exemplo: InterCity + CNL, aconselhamos esperar a que se abra a venda antecipada de os dois antes de comprar, para assegurar-se que os horários coincidem e não se perda seu seguinte trem na escala.
Da mesma forma que com a maioria dos trens de alta velocidade, os preços de passagens de CNL funcionam como os preços de passagens aéreos, as tarifas vão aumentando quando se esgotem as passagens mais econômicas, começando em 56€ (beliche) ou 78€ (cama). Isto pode gerar uma diferença de tarifas muito importante, pelo qual aconselhamos tirar as passagens com a maior antecipação possível.
Importante! Se eleger a opção de imprimir a passagem antes de viajar, lembre que deverá apresentar o cartão de crédito com o qual se fez a compra.
Exemplos de preços de City Night Line, trem Amsterdam – Berlim
Suplemento com Eurail e InterRail Pass
Existe uma tarifa suplementar no CNL para possuidores de passes Eurail e InterRail (só para os cidadãos europeus). Reservas e pagamento dos suplementos podem ser feitas a partir do momento da aquisição da passe.
–Reservar bilhetes para viagens de trem com o seu Eurail passe AQUI–
(Em “Reserva de assento” preencha cidade de partida e destino, data da viagem, passe e o número de passageiros)
A continuação lhe apresentamos uma simples tabela comparativa de valores com as tarifas suplementares para possuidores de RailPass no City Night Line.
Importante! Só os possuidores de um passe de 1ra classe podem aceder a uma passagem de 1ra Classe Deluxe, com o pagamento do suplemento.
TIPO DE ASSENTO | PREÇO EM €* |
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6 Beliches (2da Classe) | 21 |
4 Beliches (2da Classe) | 31 |
3 Camas (1ra Classe) | 45 |
2 Camas (1ra Classe) | 66 |
1 Cama (1ra Classe) | 107 |
3 Camas (Deluxe) | 46 |
2 Camas (Deluxe) | 66 |
1 Cama (Deluxe) | 107 |
Assento num Compartimento | 4.50 |
Assento Reclinável | 10 |
*Valores a Abril dos 2015
Classes em CNL
Há três classes de assentos nos trens City Night Line, com várias combinações possíveis.
Por exemplo: Pode-se comprar um lugar em um compartimento de 3 camas com lavabo, que é mais econômico que um compartimento com uma só cama com banheiro completo (que não deverá compartilhar com ninguém); ou eleger um compartimento com 4 beliches no lugar de 6, que são iguais em si, só que deverá compartilhá-lo com menos gente e tem mais espaço para mover-se e deixar suas coisas.
A continuação o verá em detalhe:
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Compartimento de 1, 2 ou 3 camas: A opção mais confortável. Os vagões Comfortline têm duas categorias, Economy e Deluxe. A classe Economy tem lavabo disponível no quarto, ademais de banheiros e um chuveiro ao final do vagão (para o só uso dos passageiros desse vagão). A classe Deluxe tem um banheiro completo em suíte, com chuveiro e um WC. Se compra uma passagem individual em um compartimento de 2 ou 3 camas, o compartilhará com passageiros de seu mesmo sexo.
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Compartimentos de 4 e 6 beliches: Ideal para famílias ou viageiros com pressuposto limitado. Aconselhamos o de 4 beliches porque é muito mais espaçoso por pessoa que o de 6 beliches. Os compartimentos de beliches não estão divididos por sexo, pode comprar uma passagem singular em um compartimento de 6 beliches e ter que compartilhá-lo com gente de outro sexo.
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Assentos: Se bem são confortáveis e tem muito espaço para as pernas, não os aconselhamos para viajar toda a noite. Há dois tipos de vagões, com compartimentos (seis assentos por compartimento) ou tipo salão aberto (disponível só em alguns trens) com assentos reclináveis que são um pouco mais confortáveis. Viajar dormindo em uma cama ou inclusive em um beliche em um compartimento fechado é sempre muito mais confortável e seguro que viajar sentado, onde nunca se consegue conciliar o sono verdadeiramente, e em um compartimento sem ferrolho.
Mapa da City Night Line
Por se tratar de um trem, os compartimentos são eficientes em espaço, tem todas as comodidades em um quarto compacto. Há 12 compartimentos por vagão, seja cama ou beliche. É importante entender isto para não esperar as dimensões de um quarto de hotel, ainda de um compartimento de uma cama só com banheiro completo. Dito isto, as instalações são limpas, confortáveis e estão em muito bom estado.
As passagens se verificam ao principio da viagem. Em caso de ter uma passagem para cama, o auxiliar a bordo recebe aos passageiros e lhes indica seu compartimento.
Você pode verificar a localização de seus assentos nestes mapas:
- Consulte um mapa de assentos de um vagão – beliches em PLANO VAGãO BELICHE.
- Consulte um mapa de assentos de um vagão – camas em PLANO VAGãO CAMA.
Dado ao viajante! Revise com cuidado o número da cama/beliche que deseja comprar, porque não estão situadas em sequência (1, 2, 3…), pelo qual aconselhamos consultar no mapa para se assegurar que está adquirindo lugares no mesmo compartimento.
Como encontrar o trem e o vagão
Tem que prestar atenção a um par de coisas ao pegar um trem CNL, encontrar o anúncio da chegada e situar-se na plataforma no setor onde estacionará o vagão ao qual vamos subir.
Aqui umas dicas simples para facilitar estas tarefas:
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Encontrar o trem: Ao buscar o trem no cartaz da estação, é possível que este não anuncie a cidade aonde vamos descer, senão que anuncie a localidade final de destino. Por exemplo: se abordará um dos CNL Amsterdam – Munique das 08h31min da tarde (20h31min) é importante saber que este se anuncia até Zurique (seu destino final) e não até Munique, já que o percurso completo desse trem é Amsterdam – Munique – Zurique. Nesse caso, se a hora coincide e não estamos seguros se o trem continua percurso depois de nossa parada, aconselhamos aproximar-se à gare de todas as formas (especialmente se não tem outro trem no mesmo horário), e perguntar a um empregado perto, de ser necessário.
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Encontrar o vagão: É muito útil poupar tempo aproximando-se à gare e situando-se no setor onde estará o vagão ao qual devemos subir quando estacione o trem. Para isto, procure os cartazes impressos com o mapa de cada trem que estaciona nessa gare e o setor da plataforma onde estará localizado cada vagão. Estes cartazes não costumam estar longe da gare. Desta maneira, localizando o número de vagão que lhe corresponde no mapa, com o setor no qual estacionará dirija-se diretamente a esse setor. Os setores estão sinalizados nos cartazes e na gare com letras (A, B, C, D, E…), só localize-se na letra que se corresponde com o vagão que ocupará.
Equipagem e Check-in
Como na maioria dos trens europeus, no CNL também não é necessário fazer nenhum tipo de check-in, nem sequer da equipagem. Só tem que chegar à estação um tempo antes que chegue o trem e uma vez que chega subir no vagão que corresponde e localizar nossa equipagem no porta-bagagem mais próximo. Tem vários lugares disponíveis, embaixo das camas/beliches, acima da porta ou janela, ou em qualquer lugar vazio.
Não há inconveniente com levar carrinhos de crianças nos compartimentos. Também não tem problema com levar caixas não muito grandes, snowboards, esquis ou bicicletas sempre que estejam desarmadas numa bolsa para bicicletas, mas a empresa aconselha levar esses itens em um dos compartimentos especiais para equipagem. Considerando que para usar o compartimento de equipagem tem que pagar uns 15€ por item, aconselhamos usá-lo só para o indispensável (aquilo que realmente não possa viajar conosco) de esta maneira. Por políticas de segurança da empresa, se pede transportar todos os elementos não necessários para sua viagem (como caixas, quadros ou instrumentos musicais grandes) em um compartimento para equipagem. Aconselhamos etiquetar com nome toda a equipagem.
As bicicletas armadas (também as dobráveis) viajam no vagão de bicicletas, que pode identificar-se por o logotipo de uma bicicleta no costado. Tem que tirar uma passagem especial para este vagão de não mais de 15€ por item, cada trajeto. A passagem para bicicleta só se consegue por telefone ou na estação, e não acostuma haver inconveniente com os lugares.
Passageiros com mobilidade reduzida
As rodovias mais importantes de City Night Line (incluídas Dusseldorf – Munique, Colônia – Praga, Amsterdam – Zurique, ou Munique – Roma) tem um compartimento especialmente preparado para passageiros com mobilidade reduzida. Este compartimento tem duas camas, a de embaixo é acessível com cadeira de rodas (manual ou elétrica). Ademais, junto ao compartimento tem um banheiro especial, também acessível com cadeira de rodas. Ambos os quartos estão equipados com porta automática e botão de emergência.
Consulte um mapa do vagão com instalações para cadeira de rodas AQUÍ.
Importante! Este compartimento não está disponível para compra online. Deverá chamar diretamente ao número para passageiros com mobilidade reduzida das Ferrovias Alemãs: +49 180 5 512 512.
Viajando com crianças
As tarifas por idade são algo diferentes nos trens CNL. Todos os menores de 15 anos não pagam passagem, só o suplemento por assento/beliche/cama específica (desde 4€ por um assento, até 100€ por uma cama Deluxe), enquanto todos os menores de 6 anos que não requeiram assento/beliche/cama específica viajam grátis.
Importante! Lembre que na maioria dos sítios de compra pela internet, como RailEurope, aplicam limites de idade franceses às tarifas, pelo qual as crianças maiores de 12 anos viajam como Jovem e as crianças entre 4-12 anos contam como Menor. Isto faz uma diferença, se viajar em CNL, onde as regras de idade para menores são diferentes, como se explica acima.
Viajando com animais de estimação
As mascotes podem viajar com uma passagem especial de 30€. A tarifa é fixa, por animal, e se paga diretamente ao pessoal a bordo. A única regra é que o dono/s ocupe um compartimento de camas ou beliches completo, para seu uso exclusivo (seja de uma cama só ou de 6 beliches, não tem diferença).
Não se permitem mascotes no vagão – restaurante ou no vagão de assentos reclináveis (se o trem tivesse um). A empresa aconselha que os cães grandes permaneçam fora dos compartimentos (com correia e focinheira, si fosse necessário) no corredor frente à porta.
Serviços no CNL
Todos os compartimentos têm tomadas (europeus, 220 volts) e uma mesinha dobrável, e cada cama/beliche tem sua própria luz de noite. Cada cama ou beliche tem lençóis limpos, um travesseiro, e um cobertor de tela polar.
Durante o dia as camas/beliches permanecem fechadas, para dar mais espaço de movimento no compartimento. Os compartimentos de camas se veem como uma sala de estar com uma ou duas poltronas enfrentadas e uma mesinha quando as camas estão fechadas, e os compartimentos com beliches se veem como assentos normais. O auxiliar a bordo abre e prepara as camas quando se faz de noite. Os vagões com compartimentos de assento comuns ou assentos reclináveis não tem auxiliar de serviço.
Na maioria dos trens CNL tem um vagão bar-restaurante que serve jantar, aperitivos, bebidas e o café da manhã, aconselhamos consultar antes de subir. Nos poucos trens onde não tem vagão restaurante, aos passageiros dos vagões com camas se lhes serve um café da manhã em seus compartimentos e podem pedir uma sorte de serviço de quarto limitado de chá, café, vinho, cerveja, refrigerante e aperitivos. Este serviço é atendido durante toda a viagem pelo auxiliar a bordo a cargo de cada vagão. Por sua vez, os passageiros dos vagões com beliches e assentos reclináveis podem comprar o que desejem dos auxiliares a bordo dos vagões com camas, bebidas e aperitivos ou até mesmo cafés da manhã. Ademais, está permitido a todos os passageiros subir a bordo com sua própria comida e bebida, até mesmo bebidas alcoólicas (sempre que não seja uma quantidade excessiva).
Tem sistema de segurança de circuito fechado (CCTV) em todo o trem e monitores nos corredores. Todos os compartimentos de camas/beliches têm um ferrolho de segurança que não se pode abrir desde o exterior, e os compartimentos com camas ademais tem fechadura com chave de cartão plástico (como os hotéis). Pode-se deixar fechado o compartimento e todo estará seguro em seu interior. Os compartimentos de assentos não tem nenhum ferrolho.
Salões VIP nas estações
Estes salões existem em algumas estações. Estão disponíveis só para aqueles que viagem com passagens Deluxe (camas em compartimentos de 1r classe com banheiro completo), não para viageiros com passagens para cama Economy, beliches ou assentos. Estes salões estão situados nas estações de Alemanha (Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia, etc.) com o nome DB Lounge. Oferecem infusões, café, refrigerantes, algumas bebidas alcoólicas, aperitivos e WIFI de forma gratuita.
Ademais, também se pode aceder a estes salões em outras estações europeias, como Amsterdam Central (com o nome de NS International Lounge) ou Zürich Hauptbahnhof (com o nome SBB Lounge).
ana says
nao consigi omprar uma passagem por nenhum dos links que vc deixou, com certeza nao estou entendendo e ja li varios posts enta poderia me dar um clarao de luz please
vou de florenca para munique dia 21 de nov de 2017