Para percorrer a Europa não é necessário subir em nenhum avião, com o conseguinte inconveniente que representa fazer o check-in das malas, nem esperar nos aeroportos, e isto sem falar dos controles e demais atividades que fazem com que a experiência, na maioria das oportunidades, acabe tomando mais tempo no lugar de poupar-nos inconvenientes, trabalho e dinheiro. Uma das melhores alternativas para percorrer a Europa é deslocar-se em trem, e esta página é o lugar com maior informação em espanhol na web toda!!
Trens Na Europa. Por onde começo?
A Europa é o continente ideal para ser percorrido por terra da forma mais segura e confortável a bordo de trens com todos os serviços, que lhe vão permitir, inclusive, poupar a ocasional noite de hotel, se decidir viajar de noite.
Aqui lhe oferecemos uma fonte de informação que vai lhe servir de guia para percorrer a Europa em trem, com os melhores conselhos para aprender desde como checar horários, preços assim como comprar as passagens até quais coisas levar em conta ao fazer as malas e dados importantes ao viajar com crianças.
Como consultar preços e comprar passagens
Se bem apresentamos uma explicação mais detalhada de como ver preços e comprar passagens online para qualquer viajem em trem europeu no artigo Como comprar tickets baratos, aqui ensaiamos uma rápida resposta com algumas regras básicas para organizar a sua compra de passagens:
-
Compre o itinerário completo diretamente da RailEurope. A partir da plataforma da RailEurope pode pesquisar e comprar com facilidade todos os tipos de bilhetes de trem em quase todas as rotas no território europeu (Europa Ocidental, incluindo Grã-Bretanha e da Irlanda, Europa Oriental e Escandinávia), assim você não vai precisar fazer inquéritos vários sites com o risco de datas ou horas que não corresponde. Você pode pagar todos os bilhetes em uma única transação, os preços estão em euros, e aceita todos os cartões de crédito.
-
Sabendo qual operador está encarregado do trem a abordar, se pode visitar diretamente o site na web desse operador. Por exemplo, no caso de desejar começar a sua viagem desde Londres, a web do Eurostar (www.eurostar.com) para os trens Eurostar entre Londres e Paris, Londres e Bruxelas ou em qualquer lugar na Bélgica.
-
Assim mesmo, é possível simplesmente ir à página web oficial de trens do país onde se inicia a viagem. Para o trajeto que inicia em Londres, como já foi dito, convém ir primeiro à página o Eurostar, para a viagem a Paris, Bruxelas ou em qualquer lugar na Bélgica. Depois, a página de RailEurope para as viagens a qualquer lugar da França, Holanda, Suíça, Milão, Turim, Madrid, Barcelona, Alemanha.
-
Não tenha medo de separar a viagem por trechos. Por vezes é mais conveniente dividir cada etapa da viagem, ou, se for necessário, usar cada trem individual. Por exemplo: Nice a Veneza, Pisa ou Florência. A página web francesa só mostra as tarifas caras, e o site web italiano nem sequer reconhece Nice. Nesse caso, convém comprar primeiro uma passagem barata desde Ventimiglia (fronteira italiana) até Veneza, Pisa ou Florência por RailEurope, e logo comprar uma passagem local de 9€ de Nice até Ventimiglia na estação.
-
Deve-se lembrar de que para algumas das viagens menos comuns, tais como as viagens à Ucrânia ou Istambul, simplesmente não é possível reservar pela internet, de forma que as reservas são feitas pelo telefone ou na mesma estação.
–Encontre os bilhetes do trens europeus que você está procurando AQUI–
Como escolher e comprar passes de trem
Existem vários tipos de Eurail Pass, que atendem as diferentes necessidades dos viajantes. Os mais populares são o Eurail Global Pass (mais de 5 países), Eurail Select Pass (2, 3 o 4 países vizinhos) eo One Country Pass (1 país, por exemplo: Espanha, Itália, Benelux).
-Adquira seu Eurail Pass (Global, Select, e mais) AQUI-
Descontos exclusivos por comprar o passe, antecipadamente, com envio para América (mesmo podem ser enviados para qualquer endereço na Europa, se preferir para recebê-lo lá).
Como checar horários de trens na Europa
É possível obter a maioria de rotas e horários disponíveis para percorrer a Europa em trem desde a página de RailEurope, com a vantagem de que ademais disso se podem adquirir as passagens ali mesmo, se bem nem sempre se conseguem os melhores preços.
Se bem a página de RailEurope é bastante funcional, também se pode consultar a rota completa desde a página de trens alemães (www.bahn.de), especialmente com a última melhora que permite escolher o idioma. Desde aqui pode checar qualquer rota na Europa, não só as que incluem a Alemanha, apenas estar ciente de que você não pode ver preços ou comprar bilhetes de fora da Alemanha.
–Encontre horários de trens europeus que você está procurando AQUI–
Importante! Lembre-se de horários para os trens europeus é renovado duas vezes por ano, em junho e dezembro, de modo a ter em conta ao planejar uma viagem com antecedência que alguns horários podem mudar um pouco.
Exemplos de resultados de RailEurope
Estas tabelas se encontram distribuídas ao longo do site todo, por exemplo, Trens em Paris, ou Trens na Inglaterra. Se não encontrar a rota que deseja consultar, pode usar diretamente nosso buscador de trens na coluna à direita.
Trem París – Bruges
Como informar-se de atrasos ou cancelamentos
Para ficar sabendo do minuto a minuto dos serviços de trens contratados, a melhor opção é ir à página de a empresa em particular ou a do serviço de trens do país ao que vai viajar. Algumas das páginas onde pode ficar sabendo como estão andando os trens:
- Eurostar – www.eurostar.com/UK/uk/leisure/customer_care/service_updates.jsp(ingles)
- Thalys – http://www.thalys.com/fr/en/, clicar em “Traffic Info”
- UK e Eurostar – http://ojp.nationalrail.co.uk/service/ldbboard/dep/STP(inglês)
- França – http://www.infolignes.com/ (francês/inglês)
- Bélgica – Para ver saídas e chegadas em tempo real: http://www.railtime.be/website/language.htm, Para ver interrupções no serviço: http://www.b-europe.com/Travel, clicar no lado de “Disruptions”. Ambas as páginas se podem ler em holandês, alemão, inglês, francês, e belga.
- Países Baixos – Para ver saídas e chegadas em tempo real: http://www.ns.nl/, selecionar ‘Reisinformatie’ (‘Informação de Viagens’) e depois ‘Actuele Vertrektijden’ (‘Informação Atual de saídas’). Para ver interrupções no serviço: www.nshispeed.nl, no menu selecionar ‘Search & Book’ e ‘Travel Updates’, uma vez na página, está a opção de traduzir o texto ao português.
- Italia – www.viaggiatreno.it (italiano, inglês e alemão)
- Espanha – http://www.renfe.com/empresa/comunicacion/incidencias.html
- Alemanha – Para ver saídas e chegadas em tempo real: http://reiseauskunft.bahn.de/bin/bhftafel.exe/hn?ld=212.92&country=GBR&rt=1&newrequest=yes&&country=ESP.Desculpas pela URL tão longa, mas leva direto à opção em português. Para ver inconvenientes no serviço: http://www.bahn.com/i/view/overseas/en/home/help/construction_work_overseas.shtml (ingles)
- Para outros países, o lugar para começar é o site web do operador ferroviário nacional para esse país, consulte na página específica para cada país (navegação superior).
O que é o Acordo Schengen de fronteiras?
Em relação às fronteiras dentro da União Europeia, o detalhe mais importante a considerar é lembrar quais países estão fora do Acordo Schengen. O Acordo Schengen é um convenio entre alguns países dentro e fora da UE (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) que permite mover-se entre países eliminando os controles internos de fronteiras, dentro da chamada Área Schengen.
Esse convenio inclui todos os países da UE, com exceção da Irlanda e do Reino Unido, e com a salva da România, Chipre e Bulgária, os que, se bem estão dentro do convenio, ainda não têm dado a sua aceitação formal. Para aqueles países que não estão dentro do acordo, será obrigatório o carimbo do seu passaporte, tanto para a entrada quanto para a saída. Por outro lado, para os outros, é muito provável que se possa circular sem este trâmite.
De todas as formas, a recomendação é ter sempre o passaporte em dia e à mão, porque as leis de fronteiras também dependem das leis nacionais e podem variar entre países, mesmo dentro do acordo.
Quando convém escolher viajar em 1ra classe
Hoje em dia, com o conforto dos trens modernos, considerando ainda mais o tempo que leva cobrir as distâncias a bordo de alguns trens de alta velocidade, para percorrer a Europa não é necessário viajar em 1ra classe. Viaja-se perfeitamente em forma confortável em um vagão de 2da classe, inclusive no caso dos trens noturnos.
A situação principal na que deveria eleger um assento em 1ra classe é quando não existir uma grande diferença de preços entre este e um na 2da. Os preços das passagens de trem flutuam de acordo com a demanda, o preço das passagens de 1ra classe poderia baixar significativamente se há poucas passagens vendidas e muitos pedidos de passagens em 2da.
No trens noturnos, para segurança e conforto, estaria tomando uma melhor opção viajando em um compartimento com beliches do que em um vagão de primeira classe com assentos. Mais informação sobre as instalações e serviços em Trens Noturnos.
Como um benefício, os assentos de 1ra, pela sua disposição, permitem contratar dois bancos enfrentados, ambos contra uma janela, com uma mesa ao meio. Desta maneira os casais que viajam juntos podem compartilhar um espaço separado intimo ou aqueles que viajam sozinhos não têm necessidade de sentar-se junto a ninguém, e todos têm vista para a paisagem.
Qual é a diferença entre 1ra e 2da classe?
As diferenças fundamentais entre 1ra e 2da classe estão, basicamente, no espaço disponível para cada passageiro. Os assentos de 1ra classe certamente oferecem mais espaço para as suas pernas e braços, se bem esta diferença pode fazer a viagem mais prazenteira (ou, pelo menos um pouco menos contraturada) não torna tão necessária se só for passar uma ou duas horas no trem.
Sendo assim que se for dos que preferem um pouco de quietude, pode ser o melhor conseguir um assento em 1ra classe onde proliferam os viageiros por negócios e diminuem as famílias com crianças. O espaço para a bagagem é igual para ambas as categorias, com a salva de que se divide entre menos passageiros por vagão na 1ra classe.
No que diz respeito à comida e bebida na 1ra classe, algumas linhas como a austríaca Railjet ou a alemã ICE que possui um serviço de garçons a quem pode comprar o que precisar do vagão restaurante desde seu lugar, ou o Eurostar, Thalys, Lyria e as espanholas AVE, Alvia e Altaria que têm um serviço de comida e bebida incluído na passagem com garçons que o irão atender no seu assento.
Viajar durante a noite
Muitos trens rápidos de longa distância andam pela noite, é uma forma muito eficiente de aproveitar esse tempo para viajar. É possível cobrir enormes distâncias enquanto se dorme, utilizando menos tempo do dia do que voando e economizando dinheiro em faturas de hotel.
Nos trens noturnos, as categorias 1ra e 2da classe podem ser enganosas, já que o conforto depende realmente de se se trata de um assento comum, um beliche econômico ou um lugar em um compartimento do vagão-cama. Como exemplo, uma cama em 2da classe é mais confortável do que um beliche de 1ra classe. Para mais informação leia nosso artigo acerca de Trens Noturnos.
Conselhos para levar bagagem em trem
- À diferença das viagens em avião, em trem não é necessário separar-se da bagagem em nenhum momento. Os trens estão previstos para que as malas grandes fiquem nos compartimentos disponíveis nos extremos dos vagões, e as bagagem de mão fiquem nos estantes acima dos assentos. De tal forma que não exista risco de perder as malas ou que vão parar noutro destino.
- Não existem limites de peso, mais do que os normais, é óbvio, já que cada passageiro deverá carregar com as sua própria bagagem, mas muitas estações possuem carrinhos que podem ajudar com isso. O Eurostar tem um procedimento para bagagem extrapesada, ler nosso artigo que fala ao respeito.
- Há alguns objetos que está proibido levar nos trens europeus, além das armas de fogo e explosivos, naturalmente. Estes são: garrafões (bujões) de gás (utilizados para acampar), machados para escaladores (só Eurostar), e facas de qualquer tipo com folhas maiores do que 5 centímetros. Não há problema com levar a sua própria bebida, mas se for álcool, poderia ser confiscado se é uma quantidade excessiva.
- Por último, é muito importante identificar a bagagem, com nome e sobrenome completos, da forma mais ótima, para que se mantenha colado à bagagem.
Como mandar a bagagem por separado
Se você for do tipo de pessoa que gosta de viajar ligeiro de bagagem e não quer carregar com as suas malas, existem algumas empresas, como Carry my luggage (www.carrymyluggage.com), que oferecem um serviço muito bom de porta a porta com o que podem passar a recolher a sua bagagem e deixá-la onde irá se hospedar entre qualquer país da União Europeia.
Viajar com crianças
Para viajar com crianças existem algumas coisas primordiais a considerar. As crianças menores de 4 anos de idade não pagam passagem se não ocupam o seu próprio assento, cama ou beliche. Se trata de uma viagem longa ou se deseja-se viajar mais confortavelmente, talvez seja do seu interesse contratar um assento para as crianças pequenas de todas formas. As crianças na faixa de 4 a 11 anos, pagam tarifas especiais para crianças, sendo que a partir dos 12 anos (até os 26 anos) as crianças pagam tarifa de jovens.
Se comprar as passagens com muita antecipação, pode ser mais conveniente comprar tarifas de adultos que tarifas para crianças ou adolescentes, visto que estas passagens compradas com antecipação podem resultar mais baratas devido a que as tarifas das passagens de crianças e jovens são fixas e não diminuem em custo com a compra antecipada. Mais informações em Como comprar passagens mais baratas
Importante! Mais informações em Blog de Trem Europa, e consultar os artigos específicos por País (Trens na Itália, Trens na França, etc).
Passageiros com mobilidade reduzida
A maioria dos trens que viajam de dia (Eurostar, Thalys, ICE, TGV…) e também os noturnos de alta velocidade possuem instalações compatíveis para passageiros em cadeira de rodas (cadeirantes), tanto banheiros quanto assentos e compartimentos para dormir. Porém, alguns serviços, como o trem noturno Thello, bem são de muito boa qualidade, não possuem esta vantagem.
Para conhecer em detalhe como são os serviços para passageiros com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas (cadeirantes), recomendamos comunicar-se com os serviços ferroviários para cada país.
Importante! Consultar na página específica por País (navegação superior no site, exemplo: Trens na Itália, Trens na França, etc).
Como pesquisar a conversão de moedas
Como informação útil antes de iniciar a sua viagem, o site www.xe.com (na sua versão em português) tem um registro bastante completo das taxas de conversão entre as moedas de diferentes países.
Onde encontrar informação turística
Existe uma página web que atualiza os dados dos escritórios de turismo para todos os países do mundo, www.towd.com (em inglês). Além disso, pode ser uma boa ideia investir em una bom roteiro para os países a visitar ou, pelo menos, um roteiro geral da Europa para checar de antemão os lugares que se querem ver. Comprar um guia pode parecer um gasto não necessário, mas realmente é uma parte muito pequena do custo da viagem toda.
Com um bom guia, é possível ver e compreender muito melhor o lugar que visitará e fazer planos mais específicos, poupando tempo e recursos valiosos. Pelo seu nível de detalhes e dados interessantes e específicos, para todo tipo de orçamento, os melhores e mais populares guias são os de Lonely Planet. Consulte sobre as edições impressas, com envio para o mundo todo, ou as versões em e-book (completas ou por capítulos), para utilizar desde o tablete, laptop ou celular!
Onde encontrar informação de hotéis
No que diz respeito à comparação de lugares onde se hospedar com preços, fotos, comentários de usuários assim como disponibilidade, convém fazer uma boa investigação antes de contratar um lugar. Para isto, o nosso motor de pesquisa permite ver a oferta de hotéis para cada país desde um só lugar. Compara as ofertas das grandes sites de reserva para encontrar as melhores opções. Consulte aqui mesmo!
Hostels em Europa
Por sua vez, também está a opção para os que procuram hospedar-se em hostels, para aqueles viageiros de orçamento mais limitado. HostelBookers.com oferece reservas online de habitações compartilhadas ou particulares, para todos os tipos de orçamentos, em albergues de todas as cidades europeias. Lá você vai encontrar uma completa comparação de preços e amenidades para os Hostels em Europa.
–Encontre os melhores albergues de orçamento nas cidades que você vai visitar–
Leave a Reply